sábado, 7 de fevereiro de 2015

(Documentário)A síndrome do punk- Banda finlandesa com síndrome de down resgata a essência punk







Dirigido por: Jukka Kärkkäinen, J-P Passi
Produzido por:  Sami Jahnukainen/Mouka Filmi
Escrito por: Jukka Kärkkäinen, J-P Passi, Sami Jahnukainen
Estrelado por: Pertti Kurikka, Kari Aalto, Sami Helle,Toni Välitalo
Data de lançamento: 21 April 2012
Tempo:  85 minutos
País de origem: Finland
Lingua: finlandês
Legenda: Português( por: Andre Abi-Ramia)


As descrições se referindo ao comportamento das bandas punks tradicionais sempre seguiram certo padrão: Uns três ou quatro caras loucos que não sabem tocar mais que uns dois ou três acordes. Creio que os iniciadores dessa tendência musical na década de 1970 tinham em mente exatamente isso, um ataque contra a musica certinha e toda comportada que o rock vinha se tornando por conta das bandas de rock progressivo que misturavam elementos de outros gêneros - como musica clássica. O Punk surgiu para nos lembrar que o rock não saiu de um conservatório musical, foi sim uma fusão de estilos tocada de forma suja e malcriada. Essa banda finlandesa resgata talvez como nenhuma outra na atualidade, essa possibilidade. Os quatro caras dessa banda sofrem de algum tipo de síndrome ou desabilidade mental. Mas não pensem que não sabem tocar, fazem mais que o necessário para resgatar a essência do universo original do verdadeiro punk. A banda foi formada em 2009 e conta com Kari Aalto no vocal, Sami Helle no baixo, Toni Välitalo na bateria, e Pertti Kurikka na guitarra. Até então lançaram os seguintes álbuns: Kuus kuppia kahvia ja yks kokis e Päättäjä on pettäjä.
Esse ano vão participar do Eurovision, um conhecido concurso musical que ocorre desde 1956 na Europa, e prometem ser atração de destaque no evento.

Esse premiado documentário produzido em 2012 na Finlândia mostra o dia-a-dia dos caras, os problemas sociais causados por suas deficiências, a forma como compõem suas canções, suas expectativas, seus comportamentos excêntricos e tudo mais. Foi legendado para o português por Andre Abi-Ramia, confira essa viagem muito louca pelo mundo dos mais genuínos representantes do punk finlandês.


Fontes:




André Stanley alcunha de André Luiz Ribeiro é professor e escritor; autor do livro “O Cadáver” (Editora Multifoco – 2013); presidiu o Centro acadêmico do curso de História no UNIFEG em 2007, é membro efetivo da Asso. Dos Historiadores e pesquisadores dos Sertões do Jacuhy desde 2004. Atua hoje como professor e pesquisador de História Cultural. Também leciona língua inglesa, idioma que domina desde a adolescência, Escreve para o Blog do André Stanley, sobre assuntos diversos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares