terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

(Documentário)Paradise Lost - A trilogia que tirou um homem do corredor da morte.









Essa sequencia de três documentários envolve anos de trabalho seguindo a série de acontecimentos que deu inicio com o assassinato brutal de três crianças em West Memphis no estado do Arkansas. Para se instruírem a respeito do caso leiam artigo publicado nesse blog descrevendo como se deu os acontecimentos (clique aqui). Esses documentários foram tão importantes para o caso que muitos o consideram de fundamental importância para reverter a decisão judicial que condenou três adolescentes por assassinato sem evidencias suficientes e ainda deixou um deles a beira da morte por injeção letal. 


*Infelizmente até o fechamento desses artigos ainda não havia versões dubladas ou legendadas em português, e meu tempo anda curto para fazer esse trabalho, mas para quem tem um minimo de fluência em inglês creio que é uma ótima maneira de assistir três grandes documentários e treinar suas habilidades linguísticas.

Paradise Lost - Part 1 (Assassinatos de criança em Hobin Hood Hills)





Musica: Metallica
Distribuído por: Home Box Office (HBO)
Data de Lançamento: 10 de junho de 1996
Tempo: 150 minutos
País: EUA
Língua:  Inglês

Esse é o primeiro documentário dessa série. Mostra cenas fortes das crianças mortas sendo retiradas do pântano onde foram submersas. Mostra também a prisão dos três suspeitos até suas condenações. A comoção dentro do meio artístico foi tamanha que a banda de Heavy Metal Metallica cedeu os direitos de uma música como apoio para ser usada na trilha sonora dessa produção. 







Paradise Lost - Part 2 ( Revelações)





Musica: Metallica
Distribuído por: Home Box Office (HBO)
Data de Lançamento: 22 de junho de 2000
Tempo: 130 minutos
País: EUA
Língua:  Inglês
Legenda: Espanhol


Nessa sequencia lançada em 2000, as cenas de julgamento são dominantes, e mostra evidencias que causam uma desconfiança por parte do público e da imprensa no envolvimento de  John Mark Byers , padrasto de uma das crianças no crime. Byers se mostra uma figura constante desde o primeiro documentário de 1996, com uma atuação performática sempre exaltando sua dor e seu desejo de vingança apoiado pela citação de elementos religiosos e textos bíblicos. A equipe de filmagens mostra as diversas manifestações de apoio aos condenados e revisita os familiares.








Paradise Lost - parte 3 (Purgatório) 






Musica:Metallica
Distribuído por:Home Box Office (HBO)
Data de Lançamento: 11 de setembro de 2011
País: United States
Língua: Inglês

Nessa última sequencia já se passaram 18 anos da prisão dos três condenados pela morte das crianças de West Memphis. Depois de muito apelo da defesa, geralmente negados pelo Juiz, o julgamento é aceito pela suprema corte do estado do Arkansas, e ameaça ir para a suprema corte dos EUA. Desta vez a equipe de filmagem acompanha  a repercussão do caso entre os familiares que pela primeira vez declaram não acreditar na culpa dos três condenados. Evidencias físicas são encontradas nesse ínterim, que colocam Terry Hobbs na cena do crime. Os responsáveis pela investigação policial e pelo julgamento continuam firmes declarando que acreditam na culpabilidade dos suspeitos, mas agora com declarações mais ponderadas. 






Como vemos esses documentários acompanhou de perto toda a trajetória desse caso que chocou o país e revelou incríveis falhas nas investigações policiais e que colocou em cheque a decisão judicial que em primeira instancia sentenciou Damien Echols a morte. O caso ainda não foi resolvido já que os suspeitos se declararam culpados para se livrarem da prisão em um acordo surreal com o estado do Arkansas, e nenhuma ação contra Terry Hobbs foi acionada até os dias atuais já que para o estado os três suspeitos são realmente os culpados. Esses três documentários, e outros, tiveram importância crucial na divulgação do caso à opinião pública o que certamente influenciou nas decisões tomadas pela corte de West Memphis. Não seria exagero dizer que as exposição das informações desses documentários salvou a vida de um homem que vivia no corredor da morte. Assista em ordem cronológica pois é impressionante as reviravoltas que notamos na opinião dos envolvidos. 


Comprar DVD - Paradise Lost Collection (Amazon)

André Stanley alcunha de André Luiz Ribeiro é professor e escritor; autor do livro “O Cadáver” (Editora Multifoco – 2013); É membro efetivo da Asso. Dos Historiadores e pesquisadores dos Sertões do Jacuhy desde 2004. Atua hoje como professor e pesquisador de História Cultural. Também leciona língua inglesa, idioma que domina desde a adolescência, Administra e escreve para os blogs: Blog do André Stanley (blogdoandrestanley.blogspot.com) – Sobre História, política, arte, religião, humor e assuntos diversos e Stanley Personal Teacher (stanleypersonalteacher.blogspot.com) onde da dicas de Inglês e posta exercícios para todos os níveis.

Um comentário:

  1. Por favor onde consigo os três documentários com legendas em português?

    ResponderExcluir

Postagens Populares