segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

(Documentário) Escolarizando Mundo: O último fardo do homem branco.

"Se você quisesse mudar uma cultura em uma única geração, como você faria isso? Você teria que mudar a forma como eles educam seus filhos."

American Progress - 1872 -by George A. Crofutt



Esse documentário mostra de forma explicita as perdas culturais causada pela educação convencional do mundo globalizado. É interessante assisti-lo como forma de fortalecer o discurso sobre como seria a melhor forma de educação para os tempos atuais. Afinal o processo de globalização está ai em pleno movimento e não há meios de interrompê-lo. 

Podemos notar nitidamente a dicotomia: Cultura popular (regionalista e local) versus a Cultura global que procura padronizar a forma de ver o mundo. 


É um documentário que nos traz mais perguntas do que respostas. Assista e de sua opinião.



Conheça o Website da organização: http://schoolingtheworld.org/



André Stanley alcunha de André Luiz Ribeiro é professor e escritor; autor do livro “O Cadáver” (Editora Multifoco – 2013); presidiu o Centro acadêmico do curso de História no UNIFEG em 2007, é membro efetivo da Asso. Dos Historiadores e pesquisadores dos Sertões do Jacuhy desde 2004. Atua hoje como professor e pesquisador de História Cultural. Também leciona língua inglesa, idioma que domina desde a adolescência, Escreve para o Blog do André Stanley, sobre assuntos diversos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares